AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Soluções à medida para qualquer aplicação
Em todas as indústrias, a automação industrial, discreta ou de processo, desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade e aumento da produtividade dos equipamentos.
A automação discreta caracteriza-se normalmente pelo controlo lógico de equipamentos que efetuam a manipulação de peças ou conjuntos, e podem ser normalmente medidas em unidades. Estes sistemas podem ser controlados por PLC's ou DCS's e operam motores, transportadores, sistemas de inspeção ou outros dispositivos similares, que trabalham juntos para completar tarefas no processo de fabrico.
Automação de processo refere-se, normalmente, ao processamento ou tratamento de materiais ou matérias-primas, de forma a obter um fluxo contínuo de produto processado. Estes sistemas podem ser controlados por PLC's ou DCS's e atuam normalmente sobre bombas, válvulas, ventiladores, alimentadores, ou outros dispositivos similares, que funcionam em conjunto para produzir um fluxo constante de produto. Para o cliente a maximização da eficiência é dos requisitos mais importantes, na automação de processo.
Quer seja automação discreta ou de processo, a SA Automação tem uma vasta experiência na sua conceção, desenvolvimento, colocação em serviço e suporte. Com uma equipa experiente, altamente qualificada, dinâmica e focada na satisfação do cliente, estamos aptos a apoiar os nossos clientes na sua procura pelo sucesso.
Os interfaces homem-máquina (HMI - Human Machine Interface, em Inglês) são componentes chave em muitas aplicações. Estes permitem, ao operador, interagir com o equipamento, de forma a visualizar estados, definir parâmetros, visualizar alarmes ou históricos e analisar informação de produção.
A solução correta para cada projeto, em termos de HMI, é definida em função da frequência, da complexidade e do ambiente em que o interface vai ser utilizado. Pode ir desde uma pequena consola táctil, consolas sem fios (com segurança integrada), até sofisticados sistemas SCADA.
Para aplicações menos complexas, o HMI pode ser desenvolvido em hardware dedicado, existindo muitas soluções disponíveis ao nível de tamanho, formato, tipo de ecrã ou funcionalidades específicas.
Em aplicações mais complexas, ou que integrem informação de múltiplos sub-sistemas, normalmente opta-se por soluções SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition, em Inglês). Os sistemas SCADA são construídos em cima de plataformas informatizadas e são constituídos por diversos componentes, como bases de dados, comunicações, programação, históricos, alarmes, visualização, notificação, etc. Estes sistemas trabalham de forma integrada de maneira a fornecer, ao utilizador, informação clara e contextual, sobre o processo que está a ser monitorizado e controlado
Nem todas as aplicações, com acionamentos, requerem um movimento feito a velocidade constante ou nominal. Em automação de processo é fundamental a regulação da velocidade dos acionamentos, de forma a efetuar o controlo de variáveis de processo como pressão, caudal ou temperatura. Enquanto em automação discreta, é essencial o controlo de velocidade e posição para a manipulação e transporte dos produtos intermédios.
Desde a aplicação mais simples de ventilação, até aos complexos processos de posicionamento em anel-fechado com interpolação ou sincronismo, a SA consegue propor a melhor solução de acionament
Grande parte do controle e monitorização industrial assenta hoje, em cima de sofisticadas redes de comunicação industriais. Estas redes são a base para a partilha de informação, entre os diversos sistemas existentes. Os equipamentos têm que ser extremamente fiáveis, enquanto asseguram a entrega de informação em tempo real. Existem redes específicas para cada aplicação, sendo selecionadas em função da quantidade de informação a transmitir, a sua natureza e a velocidade de transmissão.
A SA assegura-lhe a conceção, instalação e colocação em serviço desde redes ao nível do I/O de campo como Profibus/DP, Modbus. M-bus,AS Interface, ou redes corporativas, para interligação de sistemas de gestão, baseadas em Ethernet.
O PLC (Programmable Logic Controller, em Inglês) é um componente chave, em grande parte dos projetos de automação de hoje. Este é responsável pela recolha de informação de campo, o seu processamento e posterior atuação, em função de uma lógica predefinida.
Os PLC's estão disponíveis desde soluções compactas, para pequenas aplicações, até soluções altamente modulares e sofisticadas, para aplicações complexas e com elevado número de I/O. A escolha do PLC indicado para um projeto é feito em função do número de I/O, a dimensão e a complexidade da lógica a implementar e a capacidade de processamento. Os PLC's normalmente interagem com outros dispositivos, como variadores de velocidade, controladores ou HMI, através de redes industriais.
A SA tem um longo histórico no desenvolvimento e colocação em serviço de soluções controladas por PLC's, trabalhando com os principais fabricantes, como a SIEMENS, SCHNEIDER, ALLEN-BRADLEY, OMRON e MITSUBISHI.